Pelo Mundo: Anúncio polêmico no Reino Unido alerta para a violência em namoros adolescentes

Publicado originalmente no Huffington Post, seção Huff Post Teens, em 3 de julho de 2013 – Tradução de Cecília Santos

Anúncio polêmico no Reino Unido destaca a violência sexual dentro de relacionamentos

“Se pudesse se ver, você se veria praticando estupro?” Com essa pergunta, uma nova e polêmica campanha publicitária no Reino Unido pretende mudar a forma como os adolescentes enxergam o estupro. O anúncio do serviço público usa polêmica para demonstrar que o estupro nem sempre assume a forma de um ataque violento praticado por um criminoso encapuzado – ele pode acontecer dentro de relacionamentos estáveis.

Cena de vídeo da campanha “This is Abuse” veiculada no Reino Unido
 

O anúncio, destinado a alterar percepções, é voltado a adolescentes que talvez nunca associariam um estupro a si próprios e a seu grupo de amigos. O vídeo de 60 segundos mostra um rapaz de boa aparência que assiste a si mesmo por detrás de uma parede de vidro à medida que a cena vai esquentando com sua namorada. No início eles estão se beijando e aparentemente não há nada de errado, mas ele vai se tornando cada mais violento à medida que garota resiste aos avanços – nesse ponto, o rapaz começa a bater o vidro e a gritar a si mesmo para parar.

Cena de vídeo da campanha “This is Abuse” veiculada no Reino Unido

O anúncio, encomendado pelo governo britânico, faz parte da campanha “This is ABUSE” (“Isto é VIOLÊNCIA”) de prevenção ao estupro de adolescentes, promovida pelo Ministério do Interior do Reino Unido. Direcionados a adolescentes de 13 a 18 anos de idade, os anúncios serão transmitidos durante programas populares entre adolescentes, como [a série da MTV] Skins

Transmitidos logo após o mês da conscientização sobre a violência em namoros adolescentes, os anúncios destacam o fato de que aproximadamente um terço das adolescentes do sexo feminino e um a cada seis adolescentes do sexo masculino já sofreram violência sexual cometida pelo(a) parceiro(a). Recentemente a violência em namoros adolescentes ganhou as manchetes nos Estados Unidos também. Estudantes e um deputado da Califórnia pedem a aprovação do Projeto de Lei Lara, uma lei destinada a introduzir políticas de prevenção contra a violência nos relacionamentos e a alocar fundos a estudantes de escolas públicas de ensino médio na Califórnia. E o Estado do Oregon também aprovou recentemente um projeto de lei destinado a prevenir a violência em namoros adolescentes que exige que as escolas tratem do problema.

******

 Você pode ver este e outros vídeos na página da campanha “This is Abuseaqui ou no canal da campanha no YouTube, aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s